Todos a LER



TODOS A LER

Os alunos da Unidade de Educação Especial, grupo1, desenvolveram a exploração do universo das arábias, iniciada com a leitura do conto O fato novo do sultão, com a criação coletiva de uma história e a sua ilustração, que foi transformada num e-book acessível através deste link:
Está também a ser construído um filme com os materiais produzidos pelos alunos.




Todos a ler


Os alunos que integram o projeto Todos a Ler exploraram o poema de António Manuel Couto Viana "O meu cavalo das sete cores" e de seguida pintaram um cavalo com as cores do arco-iris. 





Estes alunos têm também estado a explorar o conto O fato novo do sultão, recolhido e editado por Guerra Junqueiro. Fizeram o reconto da história e pesquisaram na enciclopédia e na net o significado de palavras relacionadas com os reinos das arábias, apresentando o resultado dessa pesquisa aos colegas. Neste momento estamos a criar uma história coletiva passada na Arábia que aproveite estes novos conhecimentos.







Leitores de palmo

  Entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro, decorreu a atividade Leitores de palmo, em que são lidos e explorados poemas e histórias com todas as turmas de 1.º ciclo do agrupamento.
  Foram trabalhados os livros O gato do chapéu, Leónia devora os livros, O dia em que os lápis desistiram e A mala assombrada.



 Foram também trabalhados vários poemas e, a partir de alguns, as turmas criaram os seus próprios poemas. Por exemplo, as turmas de 3.º ano ouviram Onde está o gato?, de Luísa Ducla Soares e, em conjunto, exploraram o conceito de absurdo/surreal de que esta autora tanto gosta:


Onde está o gato?

Os burros tocam viola,
Os ratos varrem a rua,
As meninas usam barba,
Eu vivo na lua.

Os carapaus têm lã,
As galinhas têm espinhas,
As vacas dão Coca-Cola,
E chocolates as vinhas.

Os gatos calçam sapatos,
Olha a trança das serpentes,
As moscas falam francês,
Os galos lavam os dentes.

As casas voam no ar,
As nuvens dormem no chão,
Os olhos fazem chichi
E crescem rosas na mão.

Miúdo que estás a ouvir-me,
Pois tens orelhas de rã,
Diz lá o que está errado
Ou faço queixa à mamã.
                                                                              

                                                       Luísa Ducla Soares

Onde está o gato?

As focas voam nas nuvens
Os pássaros comem nutela
Os macacos descascam melancia
As mesas andam na escola.

Os golfinhos comem bananas
Os rinocerontes roubam diamantes
As tartarugas jogam computador
Os quadros cantam o fado.

As escolas jogam à bola
Os sapatos dão mergulhos
As formigas bebem árvores
As cadeiras lutam boxe.
                                            Turma do 3.ºA da EB1 nº3




 As turmas de 4º ano ouviram o poema Dona Vanda, de António Torrado, e construíram depois um texto que obedecesse ao mesmo princípio de utilizar maioritariamente palavras começadas pela mesma letra:

  
                                    Dona Vanda

Dona Vanda
Vitorino
de Verdasca
Vale Velez
deu um berro
Vasconceeeelos!
que se ouviu
em Carcavelos.

Veio a vila
toda vê-la.
Só não veio
o Vasconcelos
que não estava
em Carcavelos.

                       António Torrado



 Dona Paula

Dona Paula de Peniche era muito fixe. Um dia inventou uma palavra que partilhou com o Paulo. A palavra era como um peixe fora de água, o mar puxou-a para a praia.
As pedras da praia prenderam a palavra pela perna. Apareceu um pescador que se chamava João e comia muito pão. Procurou pescar uma pescada mas apanhou a palavra. Pasmado, levou-a para casa e fez sopa de letras. Repartiu-a com o pai.
Turma do 4.ºA da EB1 n.º5




Os alunos da UEE vieram conhecer a obra Este livro comeu o meu cão, de Richard Byrne, uma história deliciosa em que o livro come não só o cão mas muitas outras coisas, incluindo a Rita… e é precisa a ajuda do leitor para que tudo volte ao normal.





Também explorámos a obra Um livro com sons, que fez as delícias dos alunos pela sua originalidade e interatividade. 















      Na última sessão do projeto Todos a Ler, explorámos a história Todos no sofá, de Luísa Ducla Soares, com o grupo de alunos da Unidade de Autismo.

       



    



    A biblioteca possui dois conjuntos de materiais construídos a partir desta história: um utiliza os bonecos realizados no passado ano letivo por alunos do 9ºC, e o outro consiste numa adaptação da história ilustrada, no passado ano letivo, pelos alunos do Curso Vocacional de Artes e Multimédia, que apresenta o texto em SPC. 
A linguagem SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação) foi desenvolvida pela fonoaudióloga americana Roxana Mayer-Johnson na década de 1980 e é composta por símbolos pictográficos, ou seja, desenhos relacionados com as figuras que representam, e pode ajudar na comunicação e no desenvolvimento da fala.
A professora bibliotecária,
                                                                                                                                                                              Teresa Serrano

                     


 No âmbito do projeto “Todos a LER”, os alunos da educação especial continuam a participar ativamente nas sessões na biblioteca escolar.
      O grupo 1 explorou a história Todos no sofá, trabalhada com recurso a uma caixa de histórias com materiais que foram realizados no ano passado por alunos da turma C do 9º ano. 



   Os grupos 2 e 3 exploraram várias histórias do livro Minimalário, onde foram buscar inspiração para inventarem pequenas histórias, que ilustraram, sobre animais marinhos:

"Era um peixe voador que voou até ao céu. Ele caiu numa nuvem e voou para o sol. Ficou todo queimado".
João Leal, 7ºA .





Os alunos da Educação Especial já iniciaram as sessões semanais na biblioteca, no âmbito do projeto Todos a Ler.



      O grupo 1 explorou as histórias Nham, nham, é um mundo de peixes que comem outros peixes, de Claire Bampton, e Os animais do mar para sentir, a partir das quais pintaram sardinhas e um fundo marinho.

     Os grupos 2 e 3 estão a explorar o texto poético a partir de excertos da obra Tudo é sempre outra coisa, de João Pedro Mésseder, com a criação e ilustração de frases relacionadas com o mar:
“Há alguns peixes voadores que parecem um pássaro feito de escamas”, Micael Alves, 6ºE



          




Sem comentários:

Enviar um comentário